Casa Missionária Pe. Chico – Seminário Maior



19 novembro, 2012


Como Sonho realizado a construção do Seminário em outubro de 1984 pode expressar um pouco da segurança que o Instituto Missionário São José precisava para firmar sua história.

Denominado de “Casa Missionária Padre Chico” com o objetivo de prestar uma homenagem ao Padre Francisco de Assis Oliveira, um dos primeiros padres ordenado no Instituto, nosso seminário tem a finalidade de acolher os jovens vocacionados que buscam na solidez do chamado respondê-lo com maturidade.

Localizado em um bairro simples da cidade de Taubaté o Seminário é antes de tudo um espaço silencioso, o que contribui muito para uma boa formação dos seminaristas.

Por aqui já passou muitos jovens e dentre estes alguns hoje padres missionários procuram ser anunciadores do evangelho em várias dioceses da Igreja em território brasileiro.

SEMINÁRIO MAIOR(FILOSOFIA E TEOLOGIA)

A vida cotidiana no Seminário é constituída sobre quatro pilares: oração, estudo, trabalho e convivência fraterna, desdobrando ainda no trabalho pastoral nos finais de semana, aprendendo desde já o estar junto com o povo, para onde culmina toda a vida no Seminário.

Nossos seminaristas cultivam o hábito da Oração diária através da participação na celebração eucarística, oração da Liturgia das Horas/ Oração da manhã – (Laudes) , Oração da tarde – (Vésperas) e da noite (Completas). Além de tudo, uma profunda espiritualidade Eucarística com momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Maria, a Mãe do Redentor, devendo acima de tudo cultivar a oração pessoal com maturidade de fé.

Recebemos os estudos de filosofia e teologia da Faculdade Dehoniana (http://www.dehoniana.edu.br) e são para nós como que a chave que abrem as porta para a compreensão da verdade sobre o mundo, sobre o homem e sobre Deus, e que vai capacitar o missionário de São José a dialogar com o mundo atual e anunciar o evangelho com sabedoria, sabendo aproveitar momentos, circunstâncias, materiais e maneiras para a transmissão dessa mensagem. Por isso, procura o formando não ficar preso às questões acadêmicas para não cair no intimismo, mas saber traduzi-las em sinais concretos de sua vocação.

O trabalho faz parte da dinâmica da vida no seminário, trabalhando o formando procura participar da manutenção da casa e faz cumprir a regra da Tradição da vida Religiosa elaborada por São Bento, na qual todos os religiosos se inspiram: “orar e trabalhar”.

Através da convivência fraterna, o seminarista é convidado a aprender a administrar segundo os critérios evangélicos da caridade fraterna, os conflitos naturais que brotam da convivência de pessoas humanas em quaisquer circunstâncias da vida. É nosso dever como Missionário de São José evangelizar pela força do testemunho.



COMPARTILHE ESTA PAGINA


1 Comentario para: " Casa Missionária Pe. Chico – Seminário Maior "

  1. Carlos Eduardo Morais de Mattos disse:

    Muito bom gostei bastante do seminário são José!!