Espiritualidade Missionária



19 novembro, 2012


O Instituto Missionário São José tem como modelo de espiritualidade “o Cristo Missionário” que afirmou: “… saí do Pai e d’Ele venho; não venho por mim mesmo, mas foi Ele quem me enviou” e ainda “Quem me enviou está comigo, porque faço o que lhe agrada”. Para permanecer unido ao Pai, Cristo realiza sua missão em constante oração, para fazer não a sua vontade, mas a do Pai.(cf. Jo 8,29.42 e Lc 22,42b).

Os membros do Instituto Missionário São José pretendem realizar sua missão unidos ao Pai pela oração, para que a vontade d’Ele se cumpra; e unidos aos irmãos pelo amor fraterno para que, através deste exemplo de unidade, o mundo reconheça o amor do Pai.(Cf. Jo 17,23)

É necessário formar os discípulos em uma espiritualidade da ação missionária, que se baseia na docilidade ao impulso do Espírito, a sua potência de vida que mobiliza e transfigura todas as dimensões da existência. Não é uma experiência que se limita aos espaços privados da devoção, mas que procura penetra-lo completamente com seu fogo e sua vida. O discípulo e missionário, movido pelo estímulo e ardor que provêm do Espírito, aprende a expressa-lo no trabalho, no diálogo, no serviço e na missão cotidiana.(DA284)

O QUE É ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA?

Falar de espiritualidade é algo um pouco complexo, pois é uma experiência de vida difícil às vezes de ser descrita, mas podemos começar nos perguntando o que é espiritualidade? Podemos responder que é o que nos identifica, como cristãos, como membro de uma determinada comunidade, de um determinado grupo, e assim por diante. Sempre que falamos de espiritualidade nos remetemos à identidade de alguém em relação a um modo de si viver, de ser… . Ficamos aqui com o que para nós é a única: A espiritualidade cristã, que tem como fonte e inspiração o próprio Jesus Cristo, e é uma espiritualidade essencialmente comunitária, mas que nos leva ao cultivo da oração pessoal que nos fortalece e incentiva a oração comunitária que é linha mestra da espiritualidade cristã. E uma de suas características que se manifesta bem missionária é a que nos une ao cosmo…, nos fazendo estar em comunhão com toda a criação, no respeito à cultura, ao jeito de ser de cada povo. Aqui está uma característica a qual deve impregnar-se o missionário, saber acolher cada povo nas suas tradições e cultura que são os traços que os identifica enquanto aquele povo. A espiritualidade diz respeito a uma experiência de fé. A espiritualidade missionária deve sustentar-se na escuta da Palavra de Deus, na oração comunitária e pessoal – pois, as questões do mundo são questões do missionário, tudo que envolve a realidade humana é questão da missão. O missionário deve buscar os mais necessitados, estar disposto a enfrentar os desafios da missão, da evangelização, da Igreja, ele é um colaborador da missão sua passagem é transitória, a dimensão da cruz é muito presente na espiritualidade missionária “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me” (Lc 9,23).

É questão de opção, se si quer ser missionário, seja capaz de abraçar a cruz, sem a qual não há missão, e abraçá-la como conseqüência da opção, é enfrentar os desafios sem lamentações, mais com coragem e com a certeza de que é um colaborador da mese do Senhor.

O missionário deve ter uma espiritualidade que o identifica como tal. Pois ele é consagrado para ser livre, ser desprendido, para estar à disposição da Igreja, da evangelização, do instituto… . Na particularidade enquanto missionários de São José assim dizem nossas constituições: “Seja o Missionário de São José, um homem de fé viva, esperança, caridade, oração, testemunho, espírito de sacrifício e de pobreza evangélica para em tudo encarnar o Evangelho em sua vida e para melhor testemunhar aquilo que anuncia” (Const. IMSJ 19).

Mas, como batizados todos somos chamados a impregnar-se do espírito missionário para que realmente sejamos discípulos e missionários de Jesus Cristo como nos fala o Documento de Aparecida. “Quando o impulso do Espírito impregna e motiva todas as áreas da existência, então também penetra e configura a vocação específica de cada pessoa. Assim se forma e desenvolve a espiritualidade própria de presbíteros, de religiosos e religiosas, de pais de família, de empresários, de catequistas, etc. Cada uma das vocações tem um modo concreto e diferente de viver a espiritualidade, que dá profundidade e entusiasmo para o exercício concreto de suas tarefas. Dessa forma, a vida no Espírito não nos fecha em uma intimidade cômoda e fechada, mas sim nos torna pessoas generosas e criativas, felizes no anúncio e no serviço. Torna-nos comprometidos com os sinais da realidade e capazes de encontrar um profundo significado a tudo o que nos toca fazer pela Igreja e pelo mundo”(DA 285).

Nós Missionários de São José, vivamos com alegria nossa missão e sejamos verdadeiros cristãos impregnados da espiritualidade missionária para que o Reino de Deus aconteça no hoje de nossa vida.

Por Pe. Kleyber Freitas do Carmo



COMPARTILHE ESTA PAGINA


comment closed