O Instituto Missionário São José



19 novembro, 2012


NATUREZA JURÍDICA : O “ Instituto Missionário São José é uma Sociedade de Vida Apostólica de caráter clerical, de Direito Diocesano, com sede na Diocese de Taubaté – Estado de São Paulo no Brasil e, como tal, rege-se pelo Código de Direito Canônico no que lhe é específico, gozando de autonomia própria conforme o direito, tanto no governo interno quanto na capacidade de posse e da administração de bens materiais.

Os membros ao emitirem seus compromissos definitivos para com o Instituto Missionário São José, não professam votos, mas através da assinatura e da recitação pública da fórmula de compromissos ,conforme Artigo 108 destas Constituições, ficam juridicamente vinculados ao Instituto Missionário São José. Deverão fazê-lo ao receberem o Diaconato, conforme acordo firmado entre o Instituto Missionário São José e o Bispo Diocesano de Taubaté. Os clérigos do Instituto Missionário São José ficam incardinados na Diocese de Taubaté.

*OBJETIVOS: O Instituto Missionário São José tem por objetivo a despertar e incentivar a vivência da missionariedade da Igreja e a responsabilidade de desenvolver e animar a consciência missionária nas Igrejas Particulares.

O ideal do Instituto Missionário São José é que os seus membros “vivam com intensidade e despertem nos outros a vida missionária de Cristo, o enviado do Pai, que veio para servir e dar a Vida”. Daí, a disponibilidade total de seus membros na evangelização do povo. Como Cristo saiu do Pai, para realizar sua missão, sem desligar-se do Pai, assim deve ser o ideal de vida do Instituto Missionário São José: Ação e Contemplação.

Ação: Pela dedicação à atividade missionária da Igreja em qualquer parte do mundo, onde se fizer necessária sua presença, pois seu lema é: “Ir aonde a Igreja necessitar de nós” (At 14, 27028; EN 27).

Contemplação: Pela oração, meditação, reflexão e constante revisão de vida, buscando a força do Espírito Santo para a realização concreta do ideal a que nos propomos (AG 25; OT 08-10).

Seguindo os passos de seu Fundador Padre Libânio Cicuto que desde cedo começou a trabalhar com a juventude, terreno fértil para o despertar de uma Igreja Missionária. Seu carisma e oratória facilitaram-lhe livre trânsito entre os jovens. Foi alguém que desde muito cedo, desejou o sacerdócio, mas ao conquistá-lo e experimentá-lo no cotidiano, desejava algo mais. O sacerdócio parecia ter gerado uma inquietude permanente em seu coração cada vez mais seduzido pelo despertar missionário.

Sonhando com uma Comunidade de Padres Missionários que pudessem auxiliar as dioceses necessitadas de padres, e tendo diante de si um novo cenário da Igreja, proposto pelo Concílio Vaticano II, resolveu dar início a uma obra missionária, sob a proteção de São José de quem sempre foi um grande devoto e de Santa Terezinha do Menino Jesus, a padroeira das missões. Teve como carisma fundacional o seguinte lema: “ Ir aonde a Igreja necessitar de nós”.Assim no dia 19 de março de 1977 em Potirendaba, pequena cidade do interior do Estado de São Paulo, na Diocese de São José do Rio Preto, nascia o Instituto Missionário São José.



COMPARTILHE ESTA PAGINA


comment closed