A Missão do Instituto Missionário São José



19 novembro, 2012


A presença diferenciada dos missionários de São José nas dioceses onde atuam se faz através de uma atuação discreta e eficaz como a ação de São José e da implantação do ardor missionário que tinha Santa Teresinha pela missão universal da Igreja. A partir da partilha de nossas impressões pessoais a cerca da identidade e do carisma dos Missionários de São José, destacamos algumas marcas de nossa atuação na Igreja:

1. O missionário de São José é alguém acolhedor que procura valorizar as pessoas e fazer com que elas se sintam bem em nosso meio, seja em nosso seminário, como em nossas casas paróquias e em nossas paróquias.

2. O missionário de São José é um homem simples que se mistura com o povo, não se separa como alguém escolhido e especial, mas procura se fazer um com as pessoas, participando da sua realidade e do seu cotidiano.

3. O missionário de São José procura ser zeloso em tudo que faz, tanto na administração dos bens materiais da paróquia, como na organização das comunidades, pastorais e movimentos e nas celebrações da Igreja.

4. O missionário de São José é aquela pessoa que não rejeita nem escolhe trabalho, mas procura assumir o que for exigência da realidade onde está inserido e abraça a causa que a realidade exige sem se esquecer de olhar no horizonte para além da própria realidade que o envolve. Nesse sentido é um “irmão universal”, pois o seu coração está sintonizado com todas as “as alegrias e sofrimentos” da humanidade.

5. A dimensão missionária da vocação do missionário de São José aparece principalmente na forma como trabalha com as comunidades, procurando valorizar e respeitar o que é próprio de cada uma sem impor sua preferência pastoral ou adesão a um determinado movimento da Igreja.

No que se refere à essência do carisma dos Missionários de São José, constatamos que:

1. O missionário de São José se esforça para valorizar, organizar e animar as pequenas comunidades eclesiais, integrando as pessoas num constante despertar vocacional dos batizados, a fim de que a comunidade se renove na partilha dos diversos dons que cada um possui.

2. O missionário de São José deve ter a preocupação de despertar, apoiar e acompanhar as vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas a fim de que todos possam se tornar discípulos missionários de Jesus Cristo. O desejo de que não haja diocese carente de clero deve fazer de nós homens apaixonados pelo trabalho de animação vocacional.

3. O missionário de São José se torna um animador missionário apaixonado pelo Reino de Deus, por isso em tudo que faz, a missão está presente. Mesmo nas atividades mais corriqueiras da paróquia ele deve imprimir a dimensão missionária.



COMPARTILHE ESTA PAGINA


comment closed