São José, Esposo da Virgem Maria



19 novembro, 2012


Patronos

Os membros do Instituto Missionário São José devem buscar em seus patronos São José e Santa Teresinha do Menino Jesus a inspiração para o seu ideal missionário, em sintonia com Maria, mãe de todos os homens e com a Igreja, toda ela missionária para todos os povos.

São José, Esposo da Virgem Maria Por: Pe. Ivanilton, msj

Deus escolhe para o serviço aqueles que não possuem nem poder, nem riquezas – ele chama para colaborar em seu plano de amor, pessoas simples e humildes, como o homem de Nazaré, o justo José. A Igreja celebra no dia 19 de março a solenidade de São José, o esposo da Virgem Maria. Nesta data somos convidados a recordar a vida e a obra desse homem, escolhido por Deus para ser o pai civil de Jesus. José é pouco citado nas Escrituras, fala-se dele diretamente somente os evangelistas Lucas e Mateus. Nas outras narrativas, José não é citado, nem indiretamente. Daí, surge-nos uma pergunta: Quem é José? Porque se fala tão pouco de um homem tão importante na história da encarnação de Jesus?

José é o esposo da virgem Maria, pai adotivo de Jesus. De origem judaica, nasceu em Belém de Judá, ou seja, na cidade do Rei Davi (1010-970 a.C.). Ele, como todo judeu, passados oito dias de nascimento, foi circuncidado, e se tornou membro do povo de Deus, descendente de Abraão. Este menino recebeu o nome de José, que quer dizer aquele que reúne. José cresceu, foi educado na lei do Senhor, foi aos poucos se tornando homem de caráter, um homem digno de ser apelidado de o Justo. Então, a Sagrada Escritura diz que José foi um homem justo: “José, seu marido, era justo” (Mt 1,19a).Tão somente com este adjetivo a Bíblia nos apresenta o pai de Jesus. Destarte, se queremos conhecer bem quem foi José, precisamos compreender o significado da palavraJusto. É o que veremos agora.

A palavra justo, no vocabulário hebraico, é dita com o termo tsadiq, o qual na Bíblia é usado para falar do homem justo e que tem muita devoção a Deus e ao sagrado, que guarda os mandamentos e é fiel à lei.

Assim sendo, podemos perceber que o pai de Jesus é digno de se chamado de justo, pois, com a sua vida sempre se apresentou como um bom homem, um hebreu ouvinte e praticante da Palavra. Foi com ele que Jesus aprendeu os mandamentos de Deus. A catequese do Messias foi herdada de José e Maria, que carregavam a Toráh na cabeça (memória) e no coração (Dt 6,4-9).

A Igreja reconhece a paternidade de José e Maria como exemplo para as famílias, pois eles foram fiéis à missão recebida de Deus – não somente geraram como também educaram a Jesus para a vida, lhe ensinaram a observar e praticar a vontade de Deus.

José assumiu Maria como esposa e se mostrou responsável, companheiro e pai. Foi perseguido, fugiu para o Egito, para proteger Maria e Jesus, o recém-nascido. Mas, em nenhum momento desistiu. Foi perseverante. Escutou à Deus pela voz do anjo, em sonho recebeu as orientações necessárias para dar segurança para a sua esposa e seu filho. Por isso, é digno de ser chamado de justo.

Portanto, a Igreja reconhece em José, a firmeza da fé, a prudência no agir e a perseverança nos caminhos d’Aquele que o chamou. São José é um pai bondoso e providente, simplesmente porque creu na providência de Deus em todos os momentos de sua vida. Não desesperou, ao contrário, esperou, confiante e esperançoso, na força protetora do Senhor. Ele morreu, segundo alguns estudiosos, quando faltavam dois meses para Jesus completar 25 anos de idade.

O nome de São José foi colocado no Canon da Missa, pelo papa João XXIII. José é admirado por cristãos e não-cristãos. É conhecido como o homem do silêncio, da justiça e da caridade. É patrono da família, dos esposos, dos homens, dos trabalhadores e dos moribundos. Além de ser o patrono da Igreja Universal.

São José, rogai por nós!!!



COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário