Carisma do Fundador e Carisma do IMSJ



19 novembro, 2012


Há algo que é próprio da pessoa de Pe. Libânio Cicuto fundador do nosso IMSJ, sua identidade e seu carisma. Embora sendo formado como padre diocesano, padre Libânio compreendeu, através de seus estudos filosóficos e teológicos e de sua intuição pessoal que o grande desafio da Igreja naquele momento era tornar-se uma Igreja essencialmente missionária, desafiada a sair da “sacristia” para estar aberta às divesas realidades do mundo. Por isso, desde a sua ordenação em sete de setembro de 1970, padre Libânio começou a trabalhar com juventude, terreno fértil para o desertar de uma Igreja Missionária. Seu carisma e oratória facilitaram um livre trânsito entre os jovens. Foi alguém que desde muito cedo desejou o sarcedócio, mas ao conquistá-lo e experimentá-lo no cotidiano, desejava algo mais. O sarcedócio parecia ter gerado uma inquietude permanente e seu coração cada vez mais seduzido pelo despertar missionário.

Com o passar dos anos sua inquietude e vibração por uma Igreja toda missionária, leva-o à consciência de que ser “simplesmente padre” era muito pouco diante de um “mundo” a ser despertado para a missão e deveria trilhar um novo caminho, pisar um chão todo diferente. A consciência e ação missionária é a nova linguagem que a própria Igreja na época deveria aprender a falar, não só em discurso, mas na própria devoção e entrega da vida e apresenta este desafio para si mesmo em primeiro lugar.

Padre Libânio foi um homem de vida curta, pois viveu apenas 57 anos, mas deixou um grande testemunho de ardor missionário e animação vocacional que vale a pena ser imitado e seguido, pois grande bem fez a tantas comunidades e pessoas com as quais encontrou e conviveu. “Sonhando com uma comunidade de padres missionários que pudessem auxiliar as dioceses necessitadas de padres, e tendo diante de si um novo cenário da Igreja, proposto pelo Concílio Vaticano II, resolveu dar inicio a uma obra missionária, sob a proteção de São José de quem sempre foi um grande devoto e de Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das missões. Teve como carisma fundacional o seguinte lema: “Ir onde a Igreja necessitar de nós”. Assim no dia 19 de março de 1977 em Potirendaba, pequena cidade do interior de São Paulo, na diocese de São José do Rio Preto, nascia o Instituto Missionário São José.” (Constituições n.6)

Aproveitando o espaço da casa paroquial começa acolher os jovens que acreditam no mesmo ideal topam fazer uma experiência vocacional. Ainda não sabe par onde caminhar. Tudo é início, e sendo assim, uma caminhada de angústia e esperanças. Ao aprofundar a experiência novos desafios vão surgindo. Eles se manifestam através da desde a dificuldade de ter um espaço para acolher os vocacionados e a manutenção dos mesmos, até as estruturais de uma Igreja fechada, acomodada naquilo que faz e os “ciúmes” do próprio clero que acham desnecessária a novidade.

Fundar uma instituição missionária, uma obra de Igreja é impulso e orientação do Espírito Santo que precisa de homens e mulheres em todos os tempos para auscultar os sinais dos tempos. Padre Libânio sentiu o chamado de Deus para tal missão e disse “Amém”. Dizer “Amém” significa inquietar-se com aquilo que é o desejo de Deus. Quem conviveu com o padre Libânio pode até entender a brevidade de sua vida, pessoa inquieta, temperamental, tinha pressa de tudo e Deus também teve pressa em relação à sua vida.

Para nós missionários de São José, filhos do seu amor missionário pela Igreja, homens que ele amou a ponto de gastar a própria vida, preocupando com nosso “bem-estar”, sem medir esforços e sofrimentos, fica o grande desafio que é dar continuidade à obra missionária iniciada por ele. Cabe a nós não deixarmos a luz apagar, sobretudo mantendo a fidelidade ao carisma de nosso fundador, adaptando-o aos novos tempos e desafios de cada época. Por isso, a pessoa, o carisma e o testemunho pessoal do fundador é sempre uma fonte de inspiração para a renovação do IMSJ, como afirma nossas Constituições no n. 6: “Os membros do Instituto Missionário São José devem seguir os passos de seu fundador padre Libânio Cicuto”.

O carisma do fundador, uma vez compartilhado em seu caminho histórico se converte no carisma do Instituto. O carisma do fundador define as diretrizes espirituais essenciais que caracterizam a própria identidade do Instituto, sua missão na Igreja e sua peculiar espiritualidade. O carisma pode realmente ser comunicado pelo fundador que, com seu exemplo e sua vida, arrasta e convence a outros a seguir-lo. Porém, não se mantêm o carisma do fundador na história como se mantêm um patrimônio de idéias, de valores, de experiências, mas como uma “graça viva”, cuja direção pertence ao Espírito Santo. Por isso, não é coerente falarmos de “carisma do Instituto”, pois nenhuma instituição tem carisma, quem os tem são os seus membros. E por mais que nos esforcemos para reproduzir em nós o carisma do fundador, não conseguiremos, pois este é pessoal e intransferível.



COMPARTILHE ESTA PAGINA


comment closed