Para muitas pessoas, Quaresma pode não parecer diferente de qualquer outra época, porém para aqueles que buscam o Senhor, é o tempo no qual Deus revela o amor inundante de seu Filho Jesus – um amor que o compeliu a oferecer sua própria vida por nós na cruz. É um tempo de graça quando Jesus lhe quer falar ao coração.
Ele jamais se imporá a você; e o ama e considera demais. Mas ele promete que, se você procurá-lo bem dentro do seu coração, esta Quaresma pode ser o mais maravilhoso tempo de benção que você já possa ter experimentado.
Naturalmente seu dia-a-dia não fará uma parada. Todos nós temos responsabilidades, seja com o trabalho ou a família. A maioria de nós tem deveres a cumprir. Contudo, pelos próximos quarenta dias, pode você tomar a decisão pela busca do Senhor. Pode você marcar verdadeiras metas a atingir, você mesmo, nesta Quaresma. Talvez possa assistir à Missa diariamente, ou recolher-se por algum tempo, a cada dia, em oração particular. Pode ser que você examine seu coração toda noite, antes de deitar-se, e peça a Jesus para perdoá-lo pela maneira com que você se afastou Dele durante o dia.
Você também é convidado de uma maneira especial a olhar para dentro de si, e perguntar o que você está fazendo pela nossa casa comum – a Terra. A Campanha da Fraternidade desse ano, que tem como tema: Casa Comum – nossa responsabilidade nos faz um alerta, temos que cuidar do que Deus criou e entregou a nós. Cuidar da natureza e esse cuidado começa com pequenas atitudes, como cuidar do seu quintal, não jogar lixo na rua ou em qualquer outro lugar e nos impele a pressionar as autoridades para que façam a parte deles, o saneamento básico, por exemplo. Que o Senhor nos ajudar na vivência prática dessa Campanha.
Qualquer que seja a sua decisão, esteja certo que Jesus está esperando a cada dia, esperando ouvir de você e mais importante ainda, ansioso para falar com você. E, quando ouvir a voz do Senhor no seu coração, sua vida inteira poderá ser mudada. Possa Deus abençoá-lo abundantemente e a sua família durante este período especial de graça.
Pe. Francisco Augusto, msj.