Festa do Sukyaki em Japurá



23 julho, 2015


No último sábado (18) realizou-se na cidade de Japurá-PR a festa do Sukyaki, a festa foi realizada no salão paroquial da Paróquia de São Sebastião, onde o Padre Francisco Augusto de nosso instituto exerce seu ministério.

Todo ano a festa ajuda alguma entidade com toda a renda arrecadada, este ano foi o nosso seminário que foi escolhido para essa ajuda.

Conversamos com a coordenadora do evento, a senhora Yolanda Takase Peres, brasileira, mas com pais e avós que vieram do Japão para o Brasil.

Como começou a festa do Sukyaki?

Começamos a festa Sukyaki com o evento de 100 anos da imigração japonesa, e também uma forma de estar agradecendo ao povo brasileiro que acolheu nossos ancestrais, pois eu sou brasileira, mas minha mãe, pai e avós que vieram para cá e foram acolhidos. No Brasil inteiro estava comemorando e nos municípios vizinhos daqui também, aí meu irmão Fernando deu a ideia: Vamos comemorar também? Eu falei: vamos né, se vocês todos ajudarem.

Aí a família inteira trabalha, mais amigos e agregados (risos). Todos trabalham, ajudam, uma colaboração aos trabalhos manuais também, tem muita gente ajuda, não só daqui de Japurá, mas também patrocinadores de Cianorte e Maringá que colaboram para que saia o Sukyaki. E estamos aqui na 8ª festa. A 1ª festa foi para comemorar os 100 anos da imigração japonesa e a gente sempre ajuda alguma entidade, a primeira foi para APAE (Associação de Pais e Mestres de Excepcionais) e APMI (Associação de Proteção Maternidade Infantil), na época trabalhávamos com vários projetos, então a gente ajudou tanto as mães grávidas, quanto as crianças. Agora todo ano sempre tem uma entidade que pede, gente já ajudou a pastoral da criança, ano passado já foi pro seminário do Instituto Missionário São José e esse ano será também.

Por que o Sukyaki?

Nós escolhemos esse prato por ser mais fácil, é uma comida que tem mais legumes e verduras, geralmente se não come um come outro, então é mais fácil para as pessoas estarem comendo e tem essa união de estar fazendo um prato de fácil aceitação pois tem carne, legumes, verduras, macarrão, então alguma coisa a pessoa vai comer (risos).

E planos para o futuro?

O futuro do Sukyaki eu não sei, já são 8 anos trabalhando, passando um pouco da nossa cultura japonesa, agradecendo o acolhimento do Brasil e cada ano ajudando uma entidade, a certeza mesmo é desse Sukyaki de hoje, o ano que vem a gente não sabe, é incerto o futuro. Vai ficar no ar, vai depender de muita coisa.

a



COMPARTILHE ESTA PAGINA


comment closed